Estudo de Células

REDE DE CRIANÇAS IABV PASSARINHOS
ESTUDO PARA CÉLULAS

NÃO BASTA CRER, É PRECISO CONFESSAR

1)     Quebra-gelo:ü  Recorte algumas figuras de revistas (frutas, cores, legumes, atitudes,...);
ü  Mostre três ou mais figuras de frutas para uma criança e peça para que primeiro pense na fruta que ele mais gosta entre as três. Diga: “nós só poderemos descobrir qual fruta ele escolheu, se ele nos disser;
ü  “Agora então você vai CONFESSAR para nós a sua escolha, nós sabemos que ela está escondidinha dentro de você. Qual fruta você escolheu?” (Faça com três crianças).
Moral da história: Só podemos descobrir a escolha de alguém quando ela confessa.ü  Receber os visitantes.
Peça às crianças que levarem visitantes, para apresentá-los à célula. Peça outra para receber com um abraço. Peça uma outra criança, ou a mesma anterior para orar agradecendo pela vida da criança que está visitando. (se houver mais de uma, ore individualmente, coloque uma criança com cada visitante).ü  Cântico
Cante uma música alegre de comunhão para receber os visitantes.Dê a cópia da letra às crianças que estão visitando e que não sabem cantar.Convide-os para cantarem com vocês.

2)     Princípio bíblico: Quem crê em Jesus, deve confessá-lo!
ü  As crianças precisam saber que confessar a Jesus é a maneira de recebê-lo.

3)     Texto chave: “Se você confessar com sua boca que Jesus Cristo é o Senhor, crendo no fundo do coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, será salvo”. (Romanos 10:9)

4)     Comentário do texto:

O QUE É CONFESSAR?·         Confessar é declarar com a boca.
·         A Bíblia diz que nós devemos confessar a Jesus com a nossa boca, para podermos recebê-lo em nosso coração.
·         Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração: “Eu quero Jesus”.
·         Não basta crer porque até o diabo, nosso inimigo, também crê que Jesus é o filho de Deus. É preciso confessar, declamar com a sua boca que você crê e O aceita como Senhor e Salvador de sua vida.

CRER EM QUÊ?·         Crer no que a Bíblia diz. A Bíblia diz em Isaías 53, que Jesus sofreu em seu lugar, para que você não tivesse mais que sofrer. Diz que a cruz era para você; mas, Ele foi em seu lugar e morreu para que você não precisasse morrer.
·         Crer que Jesus é o Filho de Deus, que morreu para perdoar os seus pecados e fazer de você um filho de Deus.
·         Mas, lembre-se: só pode receber a Sua vida aqueles que crêem e confessam que Jesus é seu Senhor e Salvador.
CONFESSAR O QUE?·         Confessar aquilo que a Bíblia diz. Que jesus morreu por você e que você precisa dEle para ser salvo e ir para o céu.·         Será que alguém que sofreu tanto em seu lugar, até a morte, merece confiança ?
·         Se você confia em Jesus, só lhe resta entregar a sua vida a Ele e receber a vida dele dentro de você.
·         Quando você crê, a porta do seu coração e abre e quando você confessa, Jesus entra e faz do seu coração a Sua casa.

5)     Aplicação: O BANQUETE ERA MEU E EU NÃO SABIA

NARRADOR: Era uma vez, um rapaz que em um concorrido sorteio ganhou uma passagem de ida e volta, para viajar em um navio transatlântico.TIAGO: Oba, eu ganhei, eu ganhei! Vou viajar de navio! Que massa!AMIGOS: Que sorte, hein, cara! Não dá pra levar um amiguinho aí não?TIAGO: Sinto muito, mas sorte não é pra todos. Vou é arrumar minhas malas!NO NAVIO: Puxaaaa! Como pode ser tão grande assim?! Puxa, e que luxo! Olha só quanta comida gostosa! Ai, será que esta viajem vai durar muitas horas?! Estou começando a ficar com fome, e não tenho dinheiro nenhum.NARRADOR: Mal sabia ele que se tratava de uma viajem de 3 dias, e ao final do primeiro dia...TRIPULANTES DO NAVIO: Nossa que jantar especial! Tava gostoso demais!! Agora vamos para aquele salão, lá estarão servindo a sobremesa.TIAGO: Ei, moço! Você sabe quantas horas a mais de viajem nós ainda teremos?!FUNCIONÁRIO DO NAVIO: Ora, meu rapaz! Esta viajem durará mais dois dias! Não fique tão ansioso, logo nós chegaremos. Este é um navio muito confortável, divirta-se!TIAGO: Tá... Como alguém pode se divertis escutando este barulho triste de um estômago roncando o tempo todo?!NARRADOR: No segundo dia, bem cedo... Tiago estava decidido, não aguentava mais, iria fazer uma proposta para os funcionários da cozinha, quem sabe eles aceitariam.TIAGO: Ehh... Sabe, teria possibilidade de eu trabalhar com vocês o resto desta viagem? Eu poderia lavar os pratos, e então vocês me davam um pouco de comida.COZINHEIRO: Do que você está falando?! Você não sabia que este bilhete lhe dá o direito à viagem e também às refeições do navio? Você não precisa pagar nada, meu rapaz. Entre que eu vou lhe servir aquilo que você quiserTIAGO: (com cara de bobo) “Se o Tiago tivesse falado antes que queria comer, não teria passado tanta fome. Não basta sentir, é preciso falar”.Assim também acontece no relacionamento entre Jesus e as pessoas. Muitas pessoas pensam que são Filhos de Deus, mas nunca expressam uma decisão de segui-lo. NÃO BASTA CRER, É PRECISO CONFESSAR.Quando confessamos a Jesus, expressamos uma escolha, uma decisão em nosso coração “Eu quero Jesus”.

6)     Apelo
Deus ama muito você. Ele sonha com você. Ele deseja muito morar no seu coração, só para ficar pertinho de você e ser o seu melhor amigo.Mas, para que isso aconteça, você precisa fazer uma escolha. JESUS É A ÚNICA ESCOLHA QUE LEVA A DEUS. Hoje, você pode fazer essa escolha e receber Deus em sua vida. Nunca mais você estará sozinho, porque Jesus estará sempre com você.Você crê em Jesus?Você quer confessar a Jesus hoje e recebê-lo em seu coração?Então, vamos fazer uma oração.

7)     Atividades
ü  As crianças da célula devem encenar a história: “O banquete era meu e eu não sabia” e fazer uma aplicação com Jesus. Muitas pessoas têm a oportunidade de receber a Jesus e ter vida de alegria e paz, mas não sabem disso.
ü  No final, peça a uma das crianças para dar uma pequena palavra, concluindo a história.
ü  Um momento para dar testemunhos.